sexta-feira, 13 de março de 2009

Métodos Ecléticos de Alfabetização


Historicamente os métodos de alfabetização agrupam-se em métodos sintéticos e analíticos, enquanto o método sintético parte da síntese, ou seja, apresentando as crianças as letras, os sons e as silabas para que seja combinados, o método analítico parte de unidades maiores, como palavras, sem decompô-las, assim quando a criança conhece determinada palavras, e proposto que compunham determinado texto, logo após parte para a sentenciação, formam-se determinadas orações, depois de exposta, essa vai ser decomposta em palavras, depois em sílabas, e por ultimo o conto, a idéia fundamental aqui é fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito. A principal característica que diferencia o método sintético do analítico é o ponto de partida. Enquanto o primeiro parte do menor componente para o maior, o segundo parte de um dado maior para unidades menores.
O metodo sintetico resalta que a aquisição da linguagem é um processo mecânico, ou seja, a criança será sempre estimulada a repetir os sons que absorve do ambiente. Assim, a linguagem seria a formação do hábito de imitar um modelo sonoro. Os usos e funções da linguagem, neste caso, são descartados por se tratarem de elementos não observáveis pelos métodos utilizados por essa teoria, dando-se importância à forma e não ao significado. No tocante à aquisição da linguagem escrita, a fônica é o intuito de fazer com que a criança internalize padrões regulares de correspondência entre som e soletração, por meio da leitura de palavras, justificando o método analítico, vamos utilizar-se de uma metáfora, dizendo que, quando se apresenta um casaco a uma criança, mostra-se ele todo, e não a gola, depois os bolsos, os botões etc. Pois é dessa forma que uma criança aprende a falar, portanto deve ser da mesma forma que deve aprender a ler e escrever, partindo do todo, decompondo-o, mais tarde, em porções menores. É imprescindível ressaltar a importância que a criança tem de ler e não decifrar o que está escrito, isso quer dizer que ela tem a necessidade de encontrar um significado afetivo e efetivo nas palavras.
Para se alfabetizar pelo método eclético, o material de alfabetização deve promover a apredizagem de leitura e da escrita, outra caracteristica e que a cartilha ou pré livro apresente textos significativos e histórias que relatam fatos completos, isso se da, porque os textos das cartilhas/pré livros adotadas nas escolas brasileiras, orientam-se por uma ideologia conservadora e não direcionada para o desenvolvimento da criatividade. Pautam-se pela filosofia da gramática tradicional articulada ao ensino tradicional da escola brasileira. Excluindo-se alguns textos de manuais que aparentemente tentam avançar em busca da criatividade, ainda vivem cerceadas pelos limites do regime político e consequentemente, da pesquisa na área educacional.
Necessário considerar os sistemas ortográficos e fonológicos em nossa língua e todas elas devem ser levadas em conta no material de alfabetização, importante lembrar que o material de alfabetização deve ser organizado, tal aprendizagem precisa ser facilitada pela a apresentação de textos ordenados em escala de dificuldades crescentes.
Atividades de alfabetização, não há atividades fixas, mas proponho que comece com livros de literatura. Alguns deles oferecem jogos com rimas, importantes no processo de aquisição da leitura e da escrita. Com elas, a criança percebe a regularidade da escrita em relação a alguns sons. Na atividade de troca de letras, as crianças podem aprender brincando. O professor sugere palavras que, trocadas as letras, formam outras. Aproveite a oportunidade para, durante a troca de letras, pesquisar o significado das palavras. Ao mudar de letra, a palavra também muda de sentido. Exemplo: uva, bola, bula, Eva, bela, bule, etc.
Em resumo, o método Eclético, foi considerado a grande descoberta no campo metodológico, utiliza análise e síntese, ao contrário dos outros que são analítico ou sintético, o método é considerado global, porque parte de um todo, mas segue os passos do método sintético: som, sílabas, palavras, frases.

Um comentário:

Estevan Furst disse...

ESTE É O METODO QUE EU USO PARA ALFABETIZAR OS ESPECIAIS COM SUCESSO. É UMA PENA QUE POUCOS PROFESSORES O CONHECEM.GOSTEI DE SEU TRABALHO.