quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que é leitura


MARTINS, Maria Helena, O que é Leitura, Série Primeiros Passos, 1985, Editora Brasiliense.



"A psicanálise enfatiza que tudo quanto de fato impressionou a nossa mente jamais é esquecido <...>. Essa constatação evidencia a importância da memória tanto para a vida quanto para a leitura.”



Vários de nós, já tiveram a oportunidade de ler este livro, será que ficou claro? Entendemos realmente o que é leitura? Ou continuamos com os mesmo vícios anteriores a leitura?
Quando ouvimos falar em leitura, logo vem a cabeça, ler um livro, uma revista, um jornal... Será que leitura só se resume a isto? Precisamos entender que o ato de ler vai muito além de uma simples leitura, necessitamos ter maior clareza ao analisar obras literárias, precisamos perceber realmente o que esta escrito, precisamos fazer leituras criticas, e não apenas leitura de palavras, temos que aprender a fazer leitura de situações, sejam elas, políticas, econômicas ou sociais, e não esquecendo da leitura "áudio visual", aquela que esta em sua frente, na sua televisão.
Para que possamos buscar o ápice da leitura, necessitamos de qualificação dos trabalhadores da educação, necessitamos de professores comprometidos em ensinar aos alunos, isso desde as series iniciais, a perceber que a leitura e realmente importante, e não dar brecha ao famoso "decoreba".
Sem querer conceituar ou definir, mas discutir de o porquê da leitura, o livro nos apresenta três níveis de leitura que se relacionam, sem hierarquia, ao mesmo tempo, são eles: sensorial, emocional e racional. O nível sensorial traduz no primeiro contato com o texto ou situação. O nível emocional nos leva a interpretação subjetiva que o nível sensorial nos trouxe, enquanto que o nível racional busca a interpretação correta, a objetividade dentro da situação ou texto em leitura.
A autora nos chama para o novo mundo da leitura, se você não gosta de ler, nunca e tarde para buscar esta arte, ate porque, varias pessoas que não gostavam de ler, hoje são escritores.

Nenhum comentário: